Caros amig@s,
Temos o prazer de vos convidar para o primeiro Encontro de Zooarqueologia Ibérica, em associação com a 5ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica, a realizar de 26 a 29 de abril de 2017, na Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Parece-nos pertinente associar estes dois eventos que, na sua essência, desenvolvem temáticas zooarqueológicas: um de objecto mais amplo, outro focado essencialmente em materiais arqueomalacológicos.
Encontro de Zooarqueologia Ibérica – EZI2017
Nas últimas décadas, a zooarqueologia tem tido excecionais avanços teóricos e metodológicos. Na Península Ibérica os especialistas desta disciplina têm-se multiplicado, resultando num conjunto muito significativo de trabalhos que versam sobre materiais faunísticos de várias cronologias e com abordagens diversificadas.
Não obstante este crescimento, os contactos entre os cientistas que trabalham em Portugal e em Espanha, bem como o enquadramento geográfico mais amplo dos estudos à escala peninsular, têm ficado aquém do seu potencial e da sua necessidade. Este primeiro Encontro de Zooarqueologia Ibérica (EZI2017) visa, assim, a divulgação da zooarqueologia em contexto peninsular e a criação de futuras parcerias entre os zooarqueólogos (e seus parceiros interdisciplinares) que trabalham materiais de ambos os países ibéricos. É nossa convicção que a ciência não deve ter fronteiras.
Os trabalhos a apresentar no EZI2017 devem preferencialmente centrar-se em materiais, sítios, ecologia e problemáticas da Península Ibérica. Também poderemos aceitar apresentações iminentemente teóricas ou metodológicas.
-
Abordagens interdisciplinares em zooarqueologia.
-
Animais como indicadores paleoambientais.
-
Dietas humanas e recursos animais.
-
Etnozooarqueologia.
-
Exploração de matérias-primas animais.
-
Melhoramento de espécies animais.
-
Questões tafonómicas.
-
Teoria e métodos da zooarqueologia.
5ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica – 5RCAPI
Realizada pela primeira vez em 2010, a Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (RCAPI) tem já longa tradição na divulgação dos estudos zooarqueológicos de moluscos, equinodermes e crustáceos. Nas suas várias edições o RCAPI tem congregado investigadores procedentes de diversas disciplinas (pré-historiadores, historiadores, zooarqueólogos, arqueólogos, biólogos, etc.) demonstrando a sua iminente interdisciplina-riedade.
Realiza-se agora a sua 5ª edição, a primeira a ter lugar em Portugal.
Os trabalhos propostos devem focar materiais (moluscos, equinodermes e crustáceos), sítios, ecologia e problemáticas da Península Ibérica. Também poderemos aceitar apresentações iminentemente teóricas ou metodológicas.
As apresentações no 5RCAPI devem enquadrar-se num dos seguintes temas:
-
Teoria e métodos da arqueomalacologia.
-
Estudos arqueomalacológicos (monográficos, regionais ou macroregionais).
-
Moluscos como indicadores paleoambientais.
***
Esperamos que a realização do EZI2017, em associação com o 5RCAPI, junte um grande número de investigadores na acolhedora região algarvia e contribua para o diálogo formal (e informal) entre pares, bem como para a divulgação da ciência zooarqueológica na Península Ibérica.
Contamos com a vossa presença!
A Comissão Organizadora,
Maria João Valente – Universidade do Algarve / CEAACP
Cláudia Costa – Universidade do Algarve / ICArEHB
Cleia Detry – Universidade de Lisboa / UNIARQ
***
A diversas circulares podem ser consultadas aqui.
O Programa Preliminar pode ser visto (e descarregado) nesta página.